
OS BENEFÍCIOS INESPERADOS DE COMER CHOCOLATE AO PEQUENO-ALMOÇO
OS BENEFÍCIOS INESPERADOS DE COMER CHOCOLATE AO PEQUENO-ALMOÇO
Comer chocolate de manhã pode ajudar a queimar gordura corporal, diminuir os níveis de glicose e melhorar a saúde microbiana, graças ao teor de flavanol, de acordo com um novo estudo.
O timing dos alimentos é um fator relevante no controlo de peso. Comer na altura "errada" pode ser determinante para o desequilíbrio na sincronização entre o sistema circadiano e diferentes processos metabólicos que afetam tanto o metabolismo energético, como o tecido adiposo e ainda o risco de obesidade.
Recentemente, um estudo demonstrou que a altura do dia em que comemos pode alterar os ritmos diários de diversidade e abundância de microbiota, com padrões opostos entre comer cedo ou tarde.
Ingerir um alimento rico em energia e em açúcar, como o chocolate, durante um período de tempo de duas semanas, de manhã ou à noite, pode afetar o equilíbrio energético e ter um impacto diferente no peso corporal ou na distribuição da gordura corporal. Isto deve-se a alterações no consumo de energia, à oxidação do substrato, a variáveis relacionadas com o sono e a circulação ou à composição microbiota e a sua atividade metabólica.
Em Espanha, realizou-se um ensaio aleatório com uma amostra de 19 mulheres em pós-menopausa (entre os 52 e os 60 anos de idade) com IMCs saudáveis. Foi-lhes pedido que comessem 100 g de chocolate de manhã (até 1 hora após o acordar) ou à noite (até 1 hora antes de dormir) ou, então, que não comessem nenhum tipo de chocolate, com uma duração de duas semanas para cada escolha e períodos de washout no intervalo, com uma duração total de 9 semanas.
As participantes abstiveram-se de comer qualquer outro chocolate e registaram a sua ingestão alimentar diária. As medições incluíram peso corporal, perímetro da cintura, avaliação da fome/apetite, temperatura corporal e atividade, duração do sono, e medições de cortisol na saliva.
As amostras foram analisadas e os resultados indicam que as participantes não ganharam peso corporal significativo ao comerem chocolate, mas notou-se uma redução de diâmetro da cintura no grupo que comia chocolate de manhã.
As participantes tinham menos fome e o apetite por doces era muito reduzido quando comiam chocolate à noite ou de manhã.
Comer chocolate de manhã também parece diminuir a glicose em jejum, o que se pensa que pode ser devido ao cacau que reduz a taxa de digestão de macronutrientes.
Fonte: The FASEB Journal