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9 ALIMENTOS PARA O CÉREBRO QUE IRÃO MELHORAR O SEU FOCO E CONCENTRAÇÃO

Jan 31, 2022

By LivGood Team

9 ALIMENTOS PARA O CÉREBRO QUE IRÃO MELHORAR O SEU FOCO E CONCENTRAÇÃO

Os alimentos são o combustível que regula a sua energia e disposição e podem afetar significativamente a sua concentração. Da mesma forma que não coloca azeite no seu carro para fazê-lo funcionar, também não deve colocar calda de chocolate no seu corpo para o fazer correr.

Os alimentos têm a incrível capacidade de afetar a sua clareza mental, humor, memória e capacidade de concentração, por isso, se procura aumentar a sua concentração, um dos lugares por onde deve começar é pelo que está a comer. Em seguida, apresentamos 9 alimentos que o ajudarão a melhorar a sua concentração.

1. Mirtilos


Estudos mostram que os mirtilos podem aumentar a concentração e memória num período de até 5 horas, pois "os seus antioxidantes estimulam o fluxo de sangue e oxigénio para o seu cérebro - e mantêm a mente ativa".

Os mirtilos também contêm um "cocktail de antioxidantes incluindo antocianinas, proantocianidinas, resveratrol e taninos, que demonstraram aumentar a concentração e ajudam na prevenção contra o cancro, doenças cardíacas e demência”.

2. Chá verde


O chá verde ajuda a concentração por dois motivos: porque contém cafeína e porque tem L'Teanina. Está mais do que comprovado que a cafeína ajuda-o a manter-se concentrado e em alerta, mas o que significa L-Teanina? L-Teanina é um ingrediente que comprovou "aumentar a capacidade das ondas alfa", o que aumenta a tranquilidade e liberta a cafeína mais lentamente, em vez de tudo ao mesmo tempo, o que, se acontecesse, poderia levar ao seu colapso. Estes dois ingredientes combinam para uma melhor capacidade de atenção juntamente com a melhoria tanto da velocidade como da precisão.

3. Abacates


De acordo com o WebMD, todos os órgãos do corpo dependem do fluxo sanguíneo, especialmente o coração e o cérebro, e os abacates melhoram esse fluxo sanguíneo, oferecendo uma forma simples e saborosa de ativar as células cerebrais. Os abacates contêm muita fibra (11 a 17 gramas por abacate), o que ajuda também a controlar a fome.

4. Vegetais verdes cobertos de folha


Os vegetais verdes cobertos de folha estão cheios de antioxidantes e carotenóides, que aumentam o poder cerebral e ajudam a proteger o cérebro. Uma boa dica em geral é: quanto mais verde for um vegetal, melhor.

Os vegetais verdes também estão cheios de vitaminas B, que está mais do que comprovado que ajuda na memória, foco e saúde do cérebro. Eles também contêm ácido fólico, o que melhora na clareza mental.

5. Peixes gordos


Peixes gordurosos/oleosos contêm ácidos gordos como ómega-3 que “ajudam na sua memória e no desempenho mental e a função comportamental”. As pessoas que têm falta de ómega-3 são mais propensas a ter “memória fraca, alterações de humor, depressão e fadiga”. Também foi comprovado que o peixe melhora a concentração e o humor. As principais fontes de peixe gordo são salmão, truta, cavala e arenque.

6. Água


Se quiser melhorar a concentração, precisa de beber bastante água. A água dá ao cérebro a energia para todas as funções cerebrais, incluindo processos de pensamento e memória, e foi comprovado que o ajuda a pensar mais rápido, ter mais foco e maior clareza e criatividade. Cada função do seu corpo depende da água, por isso é extremamente importante que beba o suficiente.

7. Chocolate negro


O chocolate negro pode ajudá-lo a concentrar-se por vários motivos. Primeiro, contém uma pequena quantidade de cafeína, que está comprovado que aumenta o foco. O chocolate negro contém magnésio, o que ajuda a relaxar, e também estimula a criação de endorfinas e serotonina, o que faz com que se sinta bem e melhore o seu humor. Isto não significa que deva comer muito chocolate todos os dias, mas significa que o chocolate negro em pequenas doses pode aumentar significativamente o seu foco.

8. Sementes de linhaça


As sementes de linhaça são ricas em magnésio, vitaminas do complexo B, ácidos gordos, ómega-3 e fibras, que ajudam na clareza mental, perda de peso e na concentração. A linhaça é sem dúvida um superalimento. Apenas certifique-se de moê-las depois de comprá-las (para que o seu corpo consiga digeri-los). Ao contrário dos outros itens desta lista, as sementes de linhaça não podem ser consumidas sozinhas, mas são ótimas polvilhadas com cereais, iogurte, aveia, salada e muito mais.

9. Nozes


As nozes são ótimas para o seu corpo a longo prazo. Nozes e sementes são boas fontes da vitamina E antioxidante, que está associada a um menor declínio cognitivo à medida que envelhecemos, precisa apenas de 25g-30g por dia para obter esse benefício. As nozes são também ricas em óleos essenciais e aminoácidos que ajudam na sua concentração.

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