Entregas grátis em Portugal Continental - encomenda mínima de 10,00€
10% de desconto na tua primeira compra, código promocional: WELCOME1
Sobre nós | Pontos LivGood
Carrinho de Compras

7 superalimentos a ter na sua cozinha (e conheça os seus benefícios)

Sep 29, 2022

By LivGood Team

7 superalimentos a ter na sua cozinha (e conheça os seus benefícios)

Sabemos que uma alimentação saudável incluí sempre um prato variado, colorido, com legumes e proteína. Com todos os estudos e investigações feitos nos últimos anos e com a ajuda das redes sociais, estamos cada vez mais informados sobre a alimentação, como podemos cozinhar de forma eficaz e saborosa, e, principalmente, quais são os hábitos que temos de manter longe.

Certamente, já ouviu falar do termo “superalimentos”. É verdade que é um conceito relativamente recente, mas que despertou curiosidade no centro da indústria da nutrição, pelos variados benefícios que pode trazer à saúde. 

Embora esta não seja uma categoria oficial, um superalimento é um alimento cujo o nível nutricional é elevado, com vitaminas, macro e micronutrientes, e normalmente de origem natural. Normalmente, estes alimentos são ricos em antioxidantes, minerais, vitaminas, fibras, flavanoidese gorduras saudáveis.

Entre os muitos superalimentos que já ouviu falar, será que sabe o porquê se serem considerados ‘super’?

Vamos apresentá-los de seguida.

Sementes de chia

Para colocar nos iogurtes, saladas, em bolos, sumos ou nas papas de aveia, as sementes de chia são uma boa fonte de fibra, proteína, antioxidantes, fósforo, magnésio, ferro e zinco. São muito pouco calóricas e é até aconselhado que não as junte a nenhum cozinhado demasiado quente para não perderem as duas propriedades.

Batata doce

Sim, é mais doce do que a batata tradicional, mas também tem muito mais fibra — o que ajuda a equilibrar a saúde intestinal. A batata doce está repleta de potássio, vitamina A, C e E, ideais para o sistema imunitário e para protegê-lo de infeções. Além disso, pode mesmo ter impacto no controlo da diabetes tipo 2, regula os níveis de açúcar no sangue, e ajuda a controlar os níveis de colesterol.

Bagas goji

Pode consumi-las como as sementes de chia — junte-as a saladas, batidos, iogurtes e, preferencialmente, devem também estar no seu estado cru. São ricas em aminoácidos (ajudam o corpo a processar a proteína), contém ácidos gordos mega 3 e 6, com impacto na pressão arterial e ainda anti-inflamatórios. Têm ainda um elevado teor de fibra, que ajuda o bom funcionamento do intestino.

Quinoa

A quinoa tem um nível de proteína muito elevado, o que a torna ideal para ser consumida por desportistas. Além disto, têm ainda um alto teor de fibras e uma variedade de vitaminas e minerais muito completa — como magnésio e ferro. É ainda um alimento sem glúten, indicado para quem sofre de doença celíaca.

Kefir

Muito parecido ao iogurte, o kefir é um alimento fermentado (com mais consistência do que o iogurte) com proteína, potássio, probióticos e cálcio. É conhecido por melhorar a digestão, diminuir a pressão arterial, reduzir o colesterol e pode ser ainda consumido por pessoas que sejam intolerantes à lactose, isto porque é formulado a partir de leites vegetais ou água.

Frutos vermelhos

Amoras, morangos, mirtilos ou arandos são ótimos frutos para ter sempre consigo e comer diariamente, pois são poderosos antioxidantes. São também ricos em fibra, ajudam a regular o colesterol, ajudam a prevenir a inflamação, têm baixo teor calórico e são ricos em muitos outros nutrientes como vitamina C, magnésio, ou vitamina K1.

Além disto, devido às suas propriedades antioxidantes, os frutos vermelhos são grandes aliados da pele, isto porque combatem os radicais livres, responsáveis pelas rugas.

Spirulina

Para os desportistas, a spirulina é mesmo um bom complemento ao treino, pois é rica em proteína, que ajuda no crescimento da massa muscular. Além das vitaminas A, E, B1 e B6, o seu tom verde deve-se à clorofila, rica em antioxidantes. Este alimento ajuda ainda a prevenir e a tratar a diabetes e pode ajudar no emagrecimento por ser altamente saciante.

Junte-a a batidos, frutas ou saladas.

Back