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5 tipos de chás e os seus diferentes efeitos no organismo

Sep 29, 2022

By LivGood Team

5 tipos de chás e os seus diferentes efeitos no organismo

Em outubro, damos o passo em frente para o outono e com esta estação vem não só as

refeições mais aconchegantes e completas (e os pratos frios e saladas vão ficando para trás),

como, em relação às bebidas, as mais quentes começam a ganhar espaço.

A história do chá atravessa o milénio, e não é por acaso. Os seus primórdios tiveram lugar na

China, altura em que se acreditava que a água fervida tinha efeitos positivos na saúde, e não

demorou até descobrirem que a junção de ervas trazia, de facto, benefícios ao organismo.

Ao começar a ser exportado para a Europa no século XVI, o chá tornou-se numa bebida

mundialmente conhecida, com variadíssimos sabores e infusões. Hoje, depois de já ter sido sido

submetido a muitos estudos e investigações, já são conhecidos os principais benefícios das

diferentes ervas e plantas no corpo humanos.

Na verdade, existem chás para tudo. Para acalmar, para aumentar a imunidade, reduzir a barriga

inchada, desintoxicar, entre muitos outros propósitos. E, será que sabe qual é a diferença entre

chá e infusão?

Na verdade, o chá é uma infusão, mas nem todas as infusões são chá. O chá é preparado

através da infusão da planta Camellia Sinensis, de onde resultam outros chás como o preto,

verde ou branco. Já as infusões são resultado da água a ferver sobre as folhas, flores, frutos ou

outros ingredientes.

Apesar de esta bebida ser igualmente saborosa quando é fria, o quente é sempre preferível no

inverno e, agora que as temperaturas vão começar a baixar, dizemos-lhe as funções de cada um

deles.

Camomila - Para gerir o stress e a ansiedade

É um dos ex-libris do mundo das infusões e, possivelmente, as razões são óbvias. O chá de

camomila é bastante conhecido pelas suas propriedades calmantes que, consequentemente,

ajudam o corpo a relaxar e a dormir melhor. Isto acontece porque contém um flavanoide que

acalma o sistema central e diminui os níveis de cortisol, relacionado com o stress.

Pode ser ainda uma grande ajuda para quem tem problemas digestivos, nauseas, azia ou quem

não consegue fazer bem a digestão.

Chá verde - Para perder peso

Se tem tido uma alimentação mais regrada a fim de perder peso, o chá verde pode ser um bom

aliado, uma vez que não tem calorias e que tem compostos que ajudam a acelerar o

metabolismo. É, por norma, recomendado a quem sofre de obesidade.

É ainda um forte antioxidante que ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, de

diabetes e controla os níveis de colesterol.

Chá de hortelã-pimenta - Para a barriga inchada

São muitos os benefícios da hortelã-pimenta relacionados com a saúde digestiva, por isso, um

chá desta erva pode ser mesmo uma excelente opção para quem sofre de inchaço abdominal. A

hortelã-pimenta tem a função de relaxar o estômago, prevenindo e tratando o inchaço e,

consequentemente, alguma dor abdominal associada.

Há ainda estudos que mostram que a hortelã-pimenta ajuda a reduzir os espasmos no intestino e

no cólon, uma vez que ajuda a relaxar os músculos.

Chá de hibisco - Para controlar a pressão arterial

A pressão arterial deve ser controlada regularmente, uma vez que pode conduzir a problemas

graves de saúde, como ataques cardíacos, AVC, insuficiência cardíaca e doença renal. São vários

os ensaios clínicos que já mostraram que o chá de hibisco tem um efeito significativo na redução

arterial.

Além disto, consegue ainda controlar os níveis de colesterol, e é um forte antioxidante, que

combate os radicais livres, responsáveis por conduzir a diferentes doenças.

Chá de gengibre - Para ajudar o sistema imunitário

A par do chá de hortelã-pimenta, o de gengibre também é uma forte ajuda para o sistema

imunitário, principalmente na estação fria. Este chá ajuda a expulsar as toxinas do organismo e

tem várias propriedades anti-inflamatórias.

Ajuda ainda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a combater infrações.

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