
3 Razões para diminuir o desperdício na cozinha
3 Razões para diminuir o desperdício na cozinha
Muitas vezes deitados fora, por vezes esquecidos, as cascas e outras partes da sua comida estão cheios de benefícios improváveis. Cozinhar sem desperdício oferece vantagens para o seu corpo, para a sua carteira e para o ambiente.
Benefícios para o seu corpo
Cozinhar com zero desperdício é a chave para uma alimentação mais saudável. Geralmente, as cascas e as peles dos seus alimentos preferidos são ricas em vitaminas, fibras e minerais. Contudo, deverá ter cuidado e lavar muito bem os alimentos, pois poderão conter vestígios de pesticidas ou outros produtos tóxicos utilizados na agricultura convencional. Portanto, favoreça os ingredientes orgânicos quando se trata de cozinhar menos desperdício.
Aqui estão alguns ingredientes que consumimos regularmente e cujas cascas têm características surpreendentes para a nossa saúde:
Maçã: diz-se que a pele contém 2 a 4 vezes mais vitamina C e antioxidantes do que a carne.
Citrinos: as cascas de laranjas e limões, quando são levadas a ferver e bebidas sob a forma de sumo, podem ajudar a resolver problemas intestinais.
Alho-francês: a parte verde do alho-francês contém muitas vitaminas A, B9 e C.
Cenouras: as cenouras têm propriedades que auxiliam na saúde vascular e dos ossos e são, muitas das vezes, descartadas.
Benefícios económicos
É um facto inegável que o desperdício alimentar se reflete em questões financeiras. Segundo a ADEME (Agência Francesa de Meio Ambiente e Gestão de Energia), o desperdício alimentar representa 29 kg e entre 100€ a 160€ por pessoa todos os anos na Europa.
Se estiver a pensar como reduzi-lo, damos-lhe algumas dicas.
Uma das alavancas do consumo com redução de desperdício é, por exemplo, utilizar restos do seu frigorífico. Isto permitir-lhe-á tirar o máximo partido da sua comida, uma vez que deita fora o mínimo do que compra. Claro que não devemos esquecer os clássicos truques como a utilização de cascas e outras dicas que poderá ler no final deste artigo. Afinal, um pequeno passo para a sua cozinha, um grande passo para a sua conta bancária.
Vantagens para o ambiente
O seu corpo e a sua carteira não serão os únicos a agradecer-lhe! O planeta também estará lá, uma vez que cozinhar com zero desperdício reduz também, em grande parte, a pegada hídrica no seu dia a dia. Este termo de "pegada hídrica" refere-se ao volume de água necessário para o ciclo de vida de um produto, desde a produção até ao consumo.
Para exemplificar, sem contar com a água necessária para alimentar as galinhas, um ovo de 60 g representa aproximadamente 200 L de água. A pegada hídrica da produção de ovos representa cerca de 7% da pegada hídrica da produção animal à escala global.
Um quilograma de pão, por outro lado, representa mais de 1.800 litros de água, embora a grande maioria da água necessária seja utilizada para a produção de farinha.
Rapidamente compreendemos que cozinhar com menos desperdício poupa elevadas quantidades deste recurso não renovável.
Não tem a certeza de como pode começar a desperdiçar menos na cozinha? Aqui estão algumas dicas!
Dicas para uma cozinha sem desperdícios:
Use o mesmo ingrediente várias vezes: aromatizantes como a raspa de limão ou a canela podem ser usados, limpos, secos e usados uma segunda vez para aromatizar vinagres, chás, sobremesas ou marinadas.
Preserve: Faça com que os ingredientes que tem em maiores quantidades durem mais tempo. Utilize-os para fazer compotas, chutneys e pickles caseiros.
Use todas as partes dos ingredientes: Use cascas de batata e cenoura para fazer um snack mais saudável e sobras de queijo para adicionar sabor aos seus pratos.
Utilize os produtos ao máximo: as cascas de ovos podem ser utilizadas como fertilizante para as suas plantas ou para esfregar tachos. A casca de banana também pode ser esfregada na pele para diminuir a comichão, quando picado por um inseto.